VTEX Day

SP EXPO | BRASIL

30 e 31 de maio

Digital Marketing VTEX DAY 2017

E-commerce de nicho: conheça suas principais vantagens

Por Henrique Gasparino*

 

Para competir em boas condições no mercado brasileiro sem contar com um grande orçamento, o melhor investimento é o e-commerce de nicho. Ainda que o Brasil passe por crises política e econômica, as lojas virtuais continuam a crescer: a expectativa para esse ano é 15%, de acordo com a Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico FecomercioSP/Ebit.

O e-commerce de nicho apresenta vantagens muito interessantes para quem pretende implementar lojas virtuais de pequeno e médio porte com boa perspectiva de crescimento.

Evitar competições com grandes empresas

Ao direcionar os produtos da loja virtual para um nicho de mercado específico, o empreendedor passa a não competir diretamente com mega empresas, as quais costumam trabalhar com os mais diversos tipos de produtos de inúmeras categorias. Com o e-commerce de nicho, o pequeno empresário é capaz de se tornar um especialista em seu tipo de produto e ser visto como uma referência.

Entender o comportamento do público

Ainda quando comparado a uma loja virtual de grande porte, um e-commerce de nicho tem muito mais facilidade para conhecer e entender seu público, identificado o caminho percorrido por ele antes de realizar uma compra.

Ações de marketing mais assertivas

Quando o e-commerce conhece seu público, o planejamento de marketing é simplificado e as ações se tornam muito mais assertivas. O pequeno e médio empreendedor pode, ao contratar uma agência de marketing digital, trabalhar melhor seus clientes e possíveis clientes e, consequentemente, crescer em lucratividade, autoridade e tamanho.

O trabalho com um público mais segmentado gera a oportunidade de criar estratégias sempre integradas, como o inbound marketing, o que é muito mais fácil em e-commerces menores. O inbound é apontado como a metodologia que mais integra ações distintas, gerando resultados positivos. Com ele, e-mail marketing, mídias sociais, blogs, SEO e links patrocinados trabalham em conjunto para impactar a pessoa mais apta a consumir seu produto, no canal onde ela está e com a mensagem correta para o seu momento de compra.

Fidelização do cliente

Três fatores facilitam a fidelização do cliente de um e-commerce de nicho: a qualidade do produto, que provavelmente é melhor, uma vez que a loja virtual é especializada nela; o marketing de atração, que, quando bem-sucedido, além de atrair o consumidor para sua primeira compra, também trabalha a relevância e a autoridade da marca, fazendo com que ela sempre seja lembrada positivamente pelo cliente; e a facilidade de conhecer os clientes muito melhor do que uma loja virtual grande, simplificando a construção de um relacionamento próximo e de longo prazo.

 

*Henrique Gasparino é coordenador de Conteúdo e Criação da Agência Linka, agência de marketing digital referência em performance no Brasil.