VTEX Day

SP EXPO | BRASIL

30 e 31 de maio

Digital Marketing

3 dicas para aumentar as vendas na sua loja virtual

Não basta ter uma loja virtual, é preciso vender mais e o primeiro passo para fazer isso é saber qual sua capacidade de comércio hoje; o segundo é chegar a uma conclusão sobre o quanto você precisará comercializar por dia para crescer; e o terceiro é criar e otimizar campanhas de divulgação para obter melhores resultados com o mesmo investimento em Marketing. Ou seja, você precisa:

 

  1. Planejar e investir em captação de visitas:

Produza um Plano de Marketing que esteja atrelado ao conceito de “Visão” do seu e-commerce. Se, por exemplo, a visão do futuro é se tornar a maior loja virtual de canetas do Brasil em 5 anos, o seu plano deve refletir isso.

Digamos que para se tornar a maior loja virtual de canetas do país em 2022 você tenha que vender 500 mil canetas anualmente. Ao dividir esse montante pelos 252 dias úteis de um ano, logo descobrirá que precisará comercializar aproximadamente 2000 canetas por dia para concluir seu projeto.

Sabendo disso, você poderá realizar campanhas de E-mail Marketing e de links patrocinados, entre outras mídias, que lhe ajudem a chegar a um público de 250 mil pessoas diariamente. Se obtiver apenas 1% de retorno sobre esse público-alvo, conseguirá vender no mínimo 2500 canetas/dia (levando em consideração que cada consumidor compre apenas uma caneta).

 

2. Anunciar sempre:

Faça chuva ou faça sol, faça crise ou faça calmaria econômica, o investimento em publicidade deve ser periódico, de modo que a sua marca esteja constantemente na mente dos consumidores.

Muitos administradores cometem o erro de parar de anunciar em períodos de crise, enquanto os seus concorrentes continuam a realizar campanhas e mais campanhas de Marketing. Logo, quando a crise econômica termina, esses administradores percebem que suas lojas não são tão lembradas pelos consumidores quanto as dos seus concorrentes e que o que lhes resta agora são apenas as migalhas do mercado.

 

3. Melhorar o retorno do investimento:

Para aumentar as suas vendas é necessário melhorar o retorno do investimento. No tópico 1 dissemos que com 1% de aproveitamento das campanhas de publicidade seria possível vender 2500 canetas por dia. Mas e se você conseguir aumentar esse aproveitamento para 2%, 3%, 4%, 5%, 10%? Se isso ocorresse seria possível concluir a visão do futuro da sua loja virtual bem mais rápido do que os 5 anos projetados, não é mesmo?

Essa melhoria no retorno do investimento passa pela otimização das campanhas de mídias, do conteúdo descritivo das páginas de vendas, do front-end, dos recursos, da usabilidade e da escalabilidade da loja virtual, entre outras coisas.

Em resumo, para vender mais e melhor você terá que planejar, trabalhar com números, prospecções e com a visão de futuro da sua loja virtual diariamente e, é claro, investir em captação de visitas e otimizar o retorno de investimento no Marketing.

 

Quer saber mais? Entre em contato com a gente! Agencia E-Plus